Learning Tip | É possível aprender inglês sozinho?! Mas como?

0719 Dicas de estudos 1 - Thumb.png

Se pesquisar na internet, você vai achar inúmeros artigos, posts e vídeos sobre como aprender inglês por conta própria. É possível encontrar gratuitamente online milhares de dicas que prometem ser infalíveis para que você aprenda inglês.

Mas será que elas são infalíveis mesmo? Será que elas funcionam? Será que tem mesmo como aprender inglês “sozinho”? 


A minha resposta é: não e sim

Eu digo “não” porque você precisa encontrar a informação em algum lugar, e você obviamente precisa da pessoa que criou e disponibilizou esse material para você. (Thanks, teachers!) Mas sim, tendo isso (e isso você encontra em abundância na internet!) você pode sim aprender um idioma por conta própria!

Agora a pergunta é: como?

Enumerei aqui 5 elementos imprescindíveis para que você consiga aprender inglês (ou qualquer outro idioma) por conta própria. Não só leia, mas enquanto você lê, pense se você tem essa característica - e o que pode fazer para desenvolver isso em você!

1. Disciplina

É fácil falar, eu sei. Mas sem disciplina e organização não vamos conseguir chegar aos nossos objetivos. 

Crie uma rotina de estudos. Tem gente que prefere fazer isso logo de manhã; tem gente que prefere fazer antes de dormir; tem gente que só consegue um tempinho para estudar no horário de almoço. Ótimo! O importante é criar esse hábito na sua vida! E sim, é preciso estudar todos os dias. Sem exceção. (Você vai ver na dica 5 como fazer isso.)

2. Vontade

Parece besta, mas não é. Já parou para pensar porque você quer estudar inglês? É porque todo mundo diz que você precisa?

Se a motivação não vier de dentro, de nada vai adiantar. E se você não entender de verdade a diferença que o inglês pode fazer na sua vida, também vai desistir na primeira semana.  

Agora, se a fluência no inglês for um objetivo de vida, você vai conseguir organizar sua agenda ao redor disso e abrir mão de outras coisas da vida para chegar lá!

3. Autonomia

Não espere que alguém apareça ao lado da sua mesa de estudos e te diga: “muito bem, ganhou uma estrelinha por ter feito a tarefa de casa!”. Tampouco vai aparecer alguém que te diga o que fazer. (Bom, na verdade se você ler esse post até o fim você vai ver que tem sim ;)

Mas de qualquer forma, você precisa ter a atitude de ir buscar o conhecimento. Tome a iniciativa de buscar canais no youtube, baixar e testar apps que mais se encaixam com o que você precisa, ler sites de notícia em inglês, enfim, as possibilidades são infinitas! Basta você ir atrás!

4. Coragem

Você precisa de coragem para arriscar e falar outro idioma, mesmo que saia errado! Aliás, não ter medo de errar é uma dica valiosa! 

Outra coisa: você vai precisar de coragem para dizer “não” quando alguém te convidar para um almoço ou um cineminha se for na hora dos seus estudos!
Por isso, ter o apoio da sua família e amigos para os estudos é super importante! Eles vão entender quando você tiver que dizer não para alguns programas e quem sabe você não inspira eles a estudar também? =)

5. Se divirta!

Estudar qualquer coisa que seja pode se tornar algo maçante, pesado, chato. Mas aprender inglês não precisa ser assim! Usando conteúdo real (como as músicas que você gosta, notícias pelas quais você se interessa, canais no youtube que te agradam) você vai ver que inglês não é aquela coisa engessada do tipo: “now repeat: Sarah has a blue car” das aulas tradicionais. 

Mantenha o foco sempre, mas se divirta também enquanto faz isso! Dessa maneira, a “obrigação” de estudar todos os dias vai se tornar um prazer!


E lembre-se: não existe método milagroso! O aprendizado e a fluência são resultado de tudo isso que eu já falei antes: disciplina, vontade, autonomia, coragem, organização...

Espero que essas dicas tenham te ajudado a se planejar e se motivar para estudar inglês!