Como aprender inglês com Filmes & Séries

Shadowing Thumb.png

O Shadowing é uma técnica que se baseia em repetir um trecho de áudio em inglês, palavra por palavra enquanto você o ouve.

 

Este é o primeiro post da nossa série sobre essa técnica. Aqui, vou te explicar um passo a passo de como colocar em prática, além de dar um exercício no final. Let's begin!

Você pode já ter feito isso em sala de aula quando repetia uma frase nova junto com seu professor, ou até mesmo quando canta junto com suas músicas favoritas em inglês, você também está fazendo Shadowing.

É uma boa maneira de melhorar sua pronúncia, sotaque e fala, bem como ritmo. Faz com que você treine os músculos da sua boca e que seus ouvidos fiquem mais atentos ao inglês.

 

Independentemente da técnica que você use para melhorar seu inglês, para falar bem, você vai precisar botar a mão na massa! Com o Shadowing, isso não é diferente.

 

Muitas vezes as pessoas me perguntam: como posso melhorar o inglês falado? Eu preciso NECESSARIAMENTE de pessoas ao meu redor para praticar?

A resposta é não.

 

Esta lição vai te mostrar isso. Mesmo que você não tenha ninguém com quem conversar, entenda que, falar em inglês tem que ser aprendido fisicamente. É muito importante ter prática na língua inglesa. Porém, se você não mora em um país de língua inglesa, provavelmente diria: "Mas eu moro no Brasil - como vou praticar meu inglês?" 

Não estou falando de "prática de conversação em inglês". Estou falando do mesmo tipo de prática que te faz ser bom em andar de bicicleta. Prática crua e repetitiva. Na prática de língua inglesa você vai precisar treinar os músculos da sua boca para falar com facilidade e fluência.

 

É uma boa ideia gravar a si mesmo fazendo isso, para que você possa dizer onde está cometendo erros de pronúncia ;)

 


 

Então vamos lá! No nosso primeiro exemplo de Shadowing, vamos ver uma cena curtinha do seriado "Friends", e aplicar o passo a passo da técnica.

"I mean, even if we are not married, this baby is going to be so loved."

"I mean, even if we are not married, this baby is going to be so loved."
"Quero dizer, mesmo que nós não estejamos casados, esse bebê vai ser tão amado." 

 "I mean, even if we are not married, this baby is going to be so loved."

Então pratica bem esse passo a passo, para pegar a manha da técnica. Tente com outras cenas, de outros seriados, filmes, entrevistas, enfim... Você pode aplicar essa técnica com qualquer situação onde exista alguém falando em inglês (preferencialmente nativos).